A Inteligência emocional consiste em um conceito novo da Psicologia que ilustra a capacidade de lidar com os próprios sentimentos assim como os sentimentos das pessoas com que você convive. Assim, segundo essa linha de raciocínio o sucesso na vida, no trabalho e nas atividades em grupo depende da capacidade de inteligência emocional de cada da pessoa. Desconstruindo a idéia clássica de que a inteligência é medida apenas pelo raciocínio lógico e habilidades matemáticas, essa nova teoria vem ganhando cada vez mais credibilidade.
O motivo é que seja no ambiente coorporativo ou no ambiente doméstico, cada vez mais as pessoas notam que o espírito de reconhecimento, liderança e respeito é conquistado através do êxito em diversos relacionamentos sociais. Enfim, um QI elevado, não é mais garantia de sucesso. Mas, a capacidade de saber lidar com os outros em momentos de crise e de saber superar momentos de frustração, é sem dúvida a força que impulsiona ao sucesso. Isso é a base da inteligência emocional!
Conforme Daniel Goleman o psicólogo, jornalista e escritor que legitimou o termo inteligência emocional há diversas maneiras de descobrir se você possui ou não esse tipo de inteligência. A reflexão sobre o próprio comportamento é a melhor delas.
Logo, se você possui um histórico de muitas brigas, questões mal resolvidas e é do tipo que prefere não conversar com as pessoas em momentos difíceis e tensos, este é um sinal de que você não tem elevada inteligência emocional. Mas, se você é do tipo que na medida do possível se coloca a disposição dos outros e mesmo quando as coisas dão errado, é perseverante, procurando a satisfação dos seus sonhos e objetivos, parabéns você com certeza tem um bom nível de inteligência emocional!
Nenhum comentário:
Postar um comentário